Manter o ambiente de trabalho
organizado é algo tão essencial quanto tomar banho todos os dias. Mas,
acredite se quiser, ainda há pessoas que parecem estar verdadeiramente
dominadas por um espírito bagunceiro. Se você convive com alguém assim,
pode estar passando por momentos terríveis no trabalho, sim terríveis!
Pode até parecer besteira, mas não é!
Imagina
você trabalhar em um local com espaço reduzido onde, apesar das
limitações, tudo seria perfeito se estivesse organizado, arrumado,
catalogado, enfim, se estivesse tudo onde deveria estar, do jeito que
deveria estar. Porém trabalha com você alguém sem a menor noção de
organização: quando pega algo não coloca de volta no lugar; arquiva
documentos de qualquer jeito; deixa tudo espalhado em cima da mesa de
trabalho dele e da sua também; as planilhas são um horror; se é para
vocês completarem a tarefa um do outro, na verdade você precisa fazer
tudo de novo porque não entendeu nada; lancha na mesa e meleca tudo; não
faz registros de nada... Resumindo, está tudo errado.
Pode
parecer algo duvidoso, mas existem pessoas com essas características
que conseguem se manter no trabalho e conviver com elas pode ser algo
extremamente desagradável. O que fazer então para minimizar esse
estresse e fazer a pessoa assimilar conceitos que para você são
intrínsecos à sua natureza, mas para o outro são totalmente
desconhecidos?
Bem
se você já conversou com a pessoa, destrinchou mil e uma palavras sobre
a importância de manter um ambiente de trabalho organizado e mostrou
como fazer isso, mas a pessoa insiste em ser o oposto do que é
necessário, ai vão algumas dica sutis que podem ajudá-lo a formar um
pensamento consciente em seu colega de trabalho.
O
primeiro passo seria diagnosticar o ser, buscar informações sobre o
nível de conhecimento que ele tem do problema, ou seja, da falta de
organização. Você pode começar fazendo-lhe perguntas sobre como é sua
casa, se ele gosta de arrumar o quarto, se ajuda em algo na organização e
nas tarefas da casa. Ao fazer isso você facilmente perceberá se a
pessoa é totalmente ignorante no assunto ou não.
Depois
você começar a aplicar os 5s por sua conta e tomar pequenas atitudes
que possam impactar na rotina do bagunceiro, como etiquetar materiais,
colar frases no local como "mantenha o ambiente limpo" ou "organize
antes de sair" ou da forma como você preferir. Estes recados certamente
irão fazê-lo pensar se suas atitudes estão correspondendo ou não ao que é
exigido pelo local de trabalho.
Também
é importante deixar bem claro as consequências que a falta de
organização traz para o andamento das tarefas: atrasos; falhas nos
dados; perdas de documentos importantes; erros em relatórios e
informações; ambiente insalubre; péssima imagem do setor; difícil
relacionamento entre os colegas e por ai vai... São tantos pontos
negativos que você se cansará de citá-los...
Após
essas dicas você poderá elaborar um guia de organização para o setor,
como normas a serem seguidas e avaliar periodicamente se elas estão
sendo aplicadas ou não e detectar o que precisa ser melhorado, retirado
ou acrescentado, até a pessoa ter assimilado verdadeiramente o "espírito
organizeiro" e o ambiente de trabalho ter se tornado mais e leve e
agradável.
Abraços!
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