9 de ago. de 2013

Você é dominado por um "espírito bagunceiro"?


Manter o ambiente de trabalho organizado é algo tão essencial quanto tomar banho todos os dias. Mas, acredite se quiser, ainda há pessoas que parecem estar verdadeiramente dominadas por um espírito bagunceiro. Se você convive com alguém assim, pode estar passando por momentos terríveis no trabalho, sim terríveis! Pode até parecer besteira, mas não é!

Imagina você trabalhar em um local com espaço reduzido onde, apesar das limitações, tudo seria perfeito se estivesse  organizado, arrumado, catalogado, enfim, se estivesse tudo onde deveria estar, do jeito que deveria estar. Porém trabalha com você alguém sem a menor noção de organização: quando pega algo não coloca de volta no lugar; arquiva documentos de qualquer jeito; deixa tudo espalhado em cima da mesa de trabalho dele e da sua também; as planilhas são um horror; se é para vocês completarem a tarefa um do outro, na verdade você precisa fazer tudo de novo porque não entendeu nada; lancha na mesa e meleca tudo; não faz registros de nada... Resumindo, está tudo errado.

Pode parecer algo duvidoso, mas existem pessoas com essas características que conseguem se manter no trabalho e conviver com elas pode ser algo extremamente desagradável. O que fazer então para minimizar esse estresse e fazer a pessoa assimilar conceitos que para você são intrínsecos à sua natureza, mas para o outro são totalmente desconhecidos?

Bem se você já conversou com a pessoa, destrinchou mil e uma palavras sobre a importância de manter um ambiente de trabalho organizado e mostrou como fazer isso, mas a pessoa insiste em ser o oposto do que é necessário, ai vão algumas dica sutis que podem ajudá-lo a formar um pensamento consciente em seu colega de trabalho.

O primeiro passo seria diagnosticar o ser, buscar informações sobre o nível de conhecimento que ele tem do problema, ou seja, da falta de organização. Você pode começar fazendo-lhe perguntas sobre como é sua casa, se ele gosta de arrumar o quarto, se ajuda em algo na organização e nas tarefas da casa. Ao fazer isso você facilmente perceberá se a pessoa é totalmente ignorante no assunto ou não.

Depois você começar a aplicar os 5s por sua conta e tomar pequenas atitudes que possam impactar na rotina do bagunceiro, como etiquetar materiais, colar frases no local como "mantenha o ambiente limpo" ou "organize antes de sair" ou da forma como você preferir. Estes recados certamente irão fazê-lo pensar se suas atitudes estão correspondendo ou não ao que é exigido pelo local de trabalho.

Também é importante deixar bem claro as consequências que a falta de organização traz para o andamento das tarefas: atrasos; falhas nos dados; perdas de documentos importantes; erros em relatórios e informações; ambiente insalubre; péssima imagem do setor; difícil relacionamento entre os colegas e por ai vai... São tantos pontos negativos que você se cansará de citá-los...

Após essas dicas você poderá elaborar um guia de organização para o setor, como normas a serem seguidas e avaliar periodicamente se elas estão sendo aplicadas ou não e detectar o que precisa ser melhorado, retirado ou acrescentado, até a pessoa ter assimilado verdadeiramente o "espírito organizeiro" e o ambiente de trabalho ter se tornado mais e leve e agradável.

Abraços!

Nenhum comentário: