10 de jul. de 2013

Verdades Rejeitadas





Dia desses, quando estava arrumando minha filha para levar à escola, ela disse: - Mamãe eu tenho que me arrumar e vestir uma roupa bem bonita, porque hoje vai ter a festa da Páscoa na escola e não é para ir de farda. Então eu disse: - Sim minha pequena, mamãe sabe que vai ter lanchinho diferente, mas vai de farda, porque a tia da escola não falou nada sobre a roupa, vai de farda mesmo viu. Ela insistiu duas ou três vezes que deveria ir com outra roupa, toda arrumada, mas não dei ouvidos e ela foi de farda.

Ao chegar na escola, 70% dos coleguinhas estavam arrumados e 30% de farda, mais ou menos. Minha filha ficou triste e eu indaguei a professora por que não tinha avisado, ela respondeu: - Nós avisamos a cada um deles, dissemos que era para se arrumar que hoje ia ter a festa. Então rebati dizendo que não foi enviado recado para casa, geralmente é anotado na agenda e a professora disse: - Avisamos a todos, ela deu o recado a senhora?... Eu disse que sim, mas... Eu não ouvi...


Sai da escola com muita raiva, não das professoras, apesar de achar q deveriam ter anotado o recado... mas de mim, por não ter ouvido minha filha, que olhou nos meus olhos e disse com toda verdade que há e eu simplesmente ignorei...

Comecei então a pensar em situações semelhantes, quando somos desacreditados, postos à prova ou nossas opiniões são minizadas, antes mesmo de serem verificadas, validadas...

Quantas vezes minhas próprias verdades foram rejeitadas por meus pais ou por meus professores, meus amigos, família, colegas de trabalho, chefe ou quem quer que seja... Quando temos uma verdade e ela é rejeitadas, de que forma isto nos afeta?

Tive a oportunidade de pedir desculpas a minha filha e tentar reverter a situação, mas na maioria das vezes não há essa possibilidade...

Muitas vezes as negativas que recebemos ficam cravadas em nós e criam barreiras em nosso interior, que nos impedem de chegar a determinados lugares, nos impedem de avançar, nos desviam do caminho que haviamos escolhido.

Imagina como é desconsertante você ter algo importantíssimo a dizer, algo único, seja uma ideia, um verdade que você descobriu, uma emoção que sentiu, que para você é tudo naquele momento e, quando você fala, quem está ouvindo faz por menos, sem abasamento algum minimiza o significado, diz que aquilo não serve, que nunca vai dar certo ou que você deveria se conter e não se entusiasmar tanto, porque não é tudo isso que você pensa...

E como encarar essas situações? Entendo que a melhor forma é permanecer firme em suas verdades, consulte outras pessoas, reuna informações, meios, mecanismos e tente, tente até realmente ser convencido de que a sua verdade não é, de fato, uma verdade ou melhor ainda, comprovar a sua verdade e seguir feliz com ela.

Abraços!!

Daniele Paulino

Nenhum comentário: