20 de mar. de 2013

Confissões de uma Administradora


Sou administradora, como o título indica. Comecei a faculdade conhecendo absolutamente nada sobre Administração de Empresas. Só o que tinha em mente era: - vou aprender a administrar uma empresa! - Serei empresária! - Serei gerente! - Serei diretora! - Já me vejo como grande mulher de negócios... E outras afirmativas dessa ordem.

Bem, ao iniciar a graduação, esse meu pensamento foi se modificando e ficou bem diferente, aliás. Depois de estudar diversas matérias gerais e específicas, percebi o quão vasto é o mundo empresarial e que não se resume aos cargos que citei acima. Ao se formar em Administração você pode ser desde um simples auxiliar à um CEO de uma grande empresa. O lugar onde você estará vai depender das oportunidades que não deixou escapar, das horas de estudo dedicadas ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades, da vontade de querer algo melhor do que você tem hoje, da visão e percepção do mundo à sua volta, entre outras tantas conjunturas de variáveis controláveis e incontroláveis.


Analisando esse contexto de infinitas possibilidades, vem a grande a questão que queima meu juízo ao pensar, mesmo já sabendo a minha resposta... Por que o curso de Administração não forma Administradores para exercerem o cargo de Administração? E essas variáveis... Auxiliar, Supervisor, Coordenador, Chefe de setor, Gerente, Assistente, enfim, todas, por que não ficam em segundo plano, como nas outras profissões?...

Explico... Uma pessoa formada em Odontologia será... Ondontólogo! Pronto, é isto, nada mais. Então se essa pessoa estudar um pouco mais e for um bom profissional, poderá ser coordenador da área de odontologia em uma Clínica ou Hospital. E assim ocorre com diversas profissões, como biólogo, agrônomo, Arquiteto etc.

Agora, uma pessoa se forma em Administração e será... infinitas coisas! Essa pessoa não será administrador logo de cara como em qualquer outra profissão, a menos que durante e após o período de faculdade não trabalhe e fique esperando um concurso público para Administrador... O que é raro... O comum é durante o curso você conseguir estágios e após o curso seguir a área desejada ou a que oferecer mais oportunidades... Mas não será como Administrador, certamente. Confesso que entendo, mas não aceito muito bem as explicações para esta questão... Deixo para quem desejar, expor sua opinião à respeito.

O fato é que somente isto não é motivo para trocar de carreira, falar mal da profissão ou menosprezá-la como já vi muito por aí. Ser administrador é conhecer o vasto mundo ao seu redor e ainda assim ser muito bom em algo específico. É poder diaologar sobre qualquer assunto, pois você leu sobre aquilo em algum momento com certeza. É ser mais do que esperam de você, é ter sempre uma nova ideia, é pensar coisas absurdas, mas possíveis, é não desistir de um objetivo focado, é ser empresa, ser marca, ser produto, ser vontade de vencer... E para isto tudo você não precisa atuar "como" Administrador, pois sua formação e conhecimento da profissão vão além do cargo.

Finalizo afirmando que sou, com muito orgulho, Administradora e não atuo neste cargo...

Abraços.

Adm. Daniele Paulino

3 comentários:

Micheline. Caruaru-PE disse...

Olá Daniele!

Quero parabenizá-la pela excelente colocação que fez em relação a um administrador.
Também sou uma e penso como você em relação a profissão. Pena que, acho que só que cursou ou está cursando administração irá entender, respeitar e valorizar a profissão um pouco mais.

Daniele Paulino disse...

Obrigada pelo comentário Micheline. Fico feliz que tenha gostado do post. Realmente para compreender melhor esta questão é preciso está cursando ou ter cursado Administração. Pretendo manter o blog atualizado, então convido você a dar uma passadinha por aqui sempre que puder. Abraços.

Shayane disse...

Parabéns a grande mulher e administradora. Minha eterna admiração !