Ontem o Google completou seus 13 anos de idade e muito sucesso financeiro. O site IDG NOW! publicou a matéria abaixo, contando a trajetória do Google para se tornar a empresa gigante que é hoje. Vamos conferir?
Por John P. Mello Jr.
Publicada em 27 de setembro de 2011 às 20h45
Maior serviço de buscas, que começou em uma garagem, saiu de seu reino para se arriscar no mundo da computação móvel e dos sistemas operacionais.
A Google entra hoje em sua adolescência e celebra seus 13 anos com um doodle de...um bolo de aniversário, como aconteceu nos anos anteriores. Porém, a imagem desse ano é um pouco mais elaborada do que as anteriores. O logo está ali, como sempre, mas é possível notar um ponto de exclamação, parte do emblema original – abandonado em 1999. O logo está atrás de presentes, pratinhos, balões de festa e, claro, do bolo.
1998
Apesar do fato que o Google celebra seu aniversário hoje, o domínio google.com foi registrado no dia 15 de setembro de 1997, e a companhia “Google” não foi incorporada até 4 de setembro do ano seguinte. Em pelo menos duas ocasiões no passado, o Google acabou com a diferença entre as duas datas e celebrou seu aniversário em 7/9. A gigante ainda não havia começado a publicar doodles de aniversário até seu quarto ano de idade, em 2002.
O Google começou em uma garagem com Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de Standford que receberam a bagatela de 100 mil dólares de capital inicial de Andy Bechtolsheim, co-fundador da sun Microsystems.
1999
O projeto não ficou na garagem por muito tempo. Em junho de 1999, a empresa anunciou que havia se feito um seguro de 25 milhões de dólares em fundos para suas operações. Por volta de 2000, as coisas começaram a andar ainda melhor. Seu principal rival, o Yahoo!, anunciou que utilizaria o mecanismo de busca do Google em seu site e, nesse meio tempo, a empresa alcançou a marca de 100 milhões de consultas de pesquisa em um dia, e lançou o programa AdSense.
2001
Este ano marcou o primeiro passo global da gigante, que estabeleceu seu primeiro escritório internacional em Tóquio. Outras mudanças importantes foram a chegada de mais um presidente, Eric Schmidt, que em pouco tempo tornou-se CEO da companhia, e a ramificação na busca de imagens. Pouco tempo depois, em 2002, surgem o Google Labs, no qual a companhia desenvolve novos produtos, o Froogle, mecanismo de busca voltado para compras, além do lançamento do Google News.
2003
Este ano marcou a entrada da multinacional no mercado de blogs, ao finalizar a aquisição da Pyra Labs, responsável pelo Blogger. Em 2003 também foram lançados o Google Print e o Google Books Search, este último permitindo que pesquisadores pudessem ter acesso a milhares de trechos de livros em formato digital. Neste mesmo período, os lexicógrafos reconheceram pela primeira vez um novo verbo na língua inglesa: to google (dar um google um “googlar”, em tradução livre). Apenas um ano depois o índex de busca da companhia já alcançava 8 bilhões de termos. Com tantas mudanças, o “Googleplex” estava muito distante dos dias de garagem da companhia. Em 2004 foi desenvolvido um dos serviços mais importantes da empresa: o serviço de e-mail baseado em nuvem, o Gmail.
2005
O Maps começar a ser o foco do Google neste ano, juntamente com páginas iniciais customizáveis (iGoogle), um novo leitor de feeds e notícias (Google Reader) e o Google Analytics, ferramenta responsável por fornecer métricas para websites (como número de visitas, pageviews, visitantes únicos, etc). A companhia também começou a engatinhar no mundo da portabilidade, ao apresentar versões móveis do Gmail, Blogger e de seu mecanismo de busca.
2006
Este ano marcou a compra do YouTube e, no ano seguinte (2007), a empresa expandiu o alcance global do Google Maps e o público das aplicações como Google Docs e Gmail. Foi nesse período que as fotografias no nível da rua começaram a ser oferecidas, o que abriu as cortinas de uma longa batalha em relação à privacidade, travada pelo Google ao redor do mundo.
2008
Indo além das raízes do mercado de buscas, ocorreu neste ano o lançamento de seu sistema operacional móvel, o Android, para competir com o popular smartphone da Apple, o iPhone. Mas a companhia de Mountain View não parou por aí, e apresentou outra arma poderosa na guerra dos mecanismos de pesquisa, ao oferecer seu próprio navegador: o Chrome. No entanto, browsers e sistemas operacionais móveis não foram o suficiente e, em 2009, o Google lançou seu próprio sistema operacional, o Chrome OS – apesar do fato de que apenas em 2011 o público pôde ver computadores finalmente rodando o sistema e sendo oferecidos no mercado.
2010
O Google neste ano já era um titã maduro que havia passado por todas as suas metamorfoses. Todavia, foi nesse período que os lançamentos empolgantes começaram a dar lugar a notícias menos animadoras. Houve o famoso escândalo do Wi-Fi, no qual foi descoberto que a companhia estava coletando informações de usuários a partir de redes wireless abertas. A empresa acabou se juntando à Verizon em um pacto de neutralidade na web, que mais pareceu para muitos um verdadeiro pacto com o diabo.
2011
Em um movimento que poderia transformar mais uma vez a companhia, foi firmado um acordo que possibilitou ao Google a compra da fabricante de telefones móveis Motolora Mobility, por “apenas” 12.5 bilhões de dólares. Neste mesmo ano, em um dos maiores acordos já vistos, a companhia concordou em pagar 500 milhões de dólares para encerrar um caso envolvendo importação ilegal de drogas controladas para os EUA.
Nos últimos 13 anos, o Google trouxe inúmeras inovações que puderam tornar as vidas muitas pessoas mais práticas e produtivas. Apesar dos erros cometidos ao decorrer do caminho (e pelos outros que com certeza surgirão), no geral, parece que a empresa tentou ao máximo viver a partir de seu mote “Não fazer o mal” – e é exatamente isso que a maioria dos usuários do Google espera que a companhia continue fazendo para os próximos 13 anos de existência.
PC World/EUA
Abraços,
Daniele Paulino
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